Ir para conteúdo

Paul Klee no CCBB: por que vale a pena ver (e uma amostra com 21 obras)

Dica importantíssima para quem mora em Belo Horizonte: depois de mais de dois meses em cartaz, a exposição com mais de 100 obra do suíço Paul Klee está quase chegando ao fim! Ela termina no dia 18 de novembro: portanto, você tem apenas mais duas semanas e meia para vê-la ou revê-la!

Eu não conhecia Paul Klee, confesso sem qualquer vergonha. Mas saí do CCBB com a impressão de que estive diante de um gênio. Um sujeito que, ainda aos 4 anos de idade, desenhava com razoável desenvoltura. Aos 11, já fazia desenhos incríveis. Que começou no campo mais “fácil” do desenho perfeccionista da natureza e do corpo humano (ele fazia até os músculos dos braços e das pernas como se fossem ilustrações científicas, de tão detalhadas), e prosseguiu na seara experimentalista, vanguardista, que naquela época era também uma escolha política (lembrando que os hitleristas baniram a arte dos modernistas).

Ele usou inúmeras técnicas e tinha um domínio impressionante sobre as cores, sobre as sombras, as luzes, e também sobre as formas. Falo isso sem nenhum conhecimento de artes plásticas, apenas com o que ele suscitou em mim, e depois do que aprendi na exposição.

E mais: ele era extremamente produtivo! Em 1939, um ano antes de morrer, quando já estava com a saúde bastante debilitada, a exposição nos informa que ele produziu, só naquele ano, mais de 1.200 obras. E elas estão entre as melhores, como vocês podem ver abaixo.

Segue uma pequena amostra da exposição, com os quadros que eu mais curti, com seus respectivos títulos e datas:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Quer saber mais sobre a obra de Paul Klee? CLIQUE AQUI e acesse o livro oficial da exposição “Equilíbrio Instável”, com várias informações importantes. Mas, se você mora em BH, o melhor mesmo é ir até o CCBB e viver a experiência completa 😉

Serviço:

Exposição PAUL KLEE – Equilíbrio Instável
Até 18 de novembro
De quarta a segunda, das 10h às 22h
No CCBB BH: Praça da Liberdade, 450.
Mais informações: (31) 3431-9400 ou no site do CCBB
Gratuito

Leia também:

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Cristina Moreno de Castro Ver tudo

Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: