‘Sobre a tirania’, de Thimothy Snyder: uma resenha concisa

Texto escrito por Douglas Garcia, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e colaborador frequente deste blog, sobre o livro ‘Sobre a Tirania’:

1. Quem é o autor?

É o americano Thimothy Snyder, professor de história em Yale, escritor e ensaísta. Autor de diversos livros sobre história contemporânea, incluindo “Terra negra: o Holocausto como história e advertência”, de 2015.

2. De que trata o livro?

O tema e o formato do livro são anunciados em seu subtítulo: vinte lições do século XX para o presente. São vinte capítulos curtos, que trazem em seus títulos recomendações éticas e políticas (mas não partidárias, nem sectárias) de defesa da democracia, tais como “Defenda as instituições” (capítulo 2), “Acredite na verdade” (capítulo 10), e “Preste atenção a palavras perigosas” (capítulo 17) – sempre com o comentário de acontecimentos históricos do século XX que abalaram os princípios mais básicos de convivência democrática (com destaque para o nazismo). O livro foi publicado em 2017, isto é, no início do governo Trump nos Estados Unidos, e ele faz menções ao seu estilo político (especialmente sua relação com a mídia) e ao risco que ele pode representar às instituições democráticas americanas.

3. Por que vale a pena ler?

É um livro bem escrito, com propostas claras, e que pode ser lido como uma espécie de “manual de sobrevivência” em qualquer tempo e lugar onde instituições e práticas democráticas estejam sob assalto. Além disso, ele não é redutível a uma polarização totalizante de esquerda e direita, uma vez que é crítico tanto do nazismo quanto do stalinismo, dirigindo seu foco para pensar um mínimo denominador comum de práticas e instituições que sejam defensáveis por ambos os lados do espectro político, na medida em que se mostrem interessados em evitar a implosão da política democrática por um regime que concentre todo o poder na figura de um líder e de um partido.

4. Quais são as áreas de interesse relacionadas ao livro?

Este livro tem um apelo bastante amplo para diferentes leitores, não só àqueles acostumados à leitura de obras de história, mas também a todos interessados em saber mais sobre tendências antidemocráticas na política dos séculos XX e XXI, não só nos Estados Unidos, mas em nível global.

5. É um livro de leitura acessível?

É uma obra de leitura agradável, que não requer conhecimento especializado. Por reportar acontecimentos recentes, ela oferece um pano de fundo factual acessível. E por ser muito bem escrita, apresenta de modo claro suas ideias centrais.

Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente
Autor: Thimothy Snyder
Tradução: Donaldson M. Garschagen
Editora: Companhia das Letras
Ano de publicação: 2017
168 páginas
Preço: R$ 29,90

Você também quer enviar sua contribuição ao blog? CLIQUE AQUI e saiba como!

***

Quer assinar o blog para recebê-lo por email a cada novo post? É gratuito! CLIQUE AQUI e veja como é simples!

faceblogttblog

Anúncios

Deixe aqui seu comentário! ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s