6 anos de blog em 10 estatísticas

blog6anos

Quando o Luiz nasceu, achei que este blog poderia acabar de vez. Afinal, tornou-se muuuuuito difícil manter este hobby, continuar no sufoco do jornalismo e ainda ser a melhor mãe do mundo para meu bebê — tarefa que, principalmente, toma um tempo danado.

Mas, eeeêêê!, não acabou! Diminuí a quantidade de postagens, principalmente nos primeiros meses de vida do Luiz, reinventei minha rotina, e, ufa, consegui conciliar tudo. Claro que não no ritmo insano de antes, mas ainda assim com postagens frequentes e bastante dedicação. E, assim, o blog chegou aos seis aninhos de vida. É como se estivesse saindo do maternal e amadurecendo de vez.

Como em todos os Natais, desde sua criação, em 2010, este espaço celebra o aniversário do jeito que acho mais divertido: com estatísticas! 😀

Veja as principais:

1. Posts (quase) diários

Em 2016, publiquei 176 posts. Ou seja, quase um post a cada dois dias, em média. Esses posts vieram espalhados em 20 categorias e contêm 7.059 tags (as mais populares são divagações, crônicas e memórias). Somando os seis anos de blog, já são 1.691 posts, média de 0,77 por dia.

2. Dia mais movimentado

O dia em que o blog recebeu mais visitantes em 2016 foi em 10 de julho, com o post “O reencontro da turma do filme Menino Maluquinho, 21 anos depois, em vídeo e fotos“.

3. Top 15

Os 15 posts mais lidos neste ano foram os seguintes:

  1. Guia turístico de BH com 90 dicas de passeio
  2. Dos milagres do levedo de cerveja
  3. Oito motivos para deletar a conta do Facebook
  4. 147 maneiras de chamar o seu amor
  5. Megacoletânea de 15 álbuns de blues para download grátis
  6. Para viajar melhor de busão, cinco regras de adaptação
  7. Elefantes com bumbum pra porta
  8. Por onde anda a turma do filme Menino Maluquinho, 20 anos depois
  9. 293 canções de blues para baixar de graça
  10. O que tem em bolsa de mulher?
  11. Itacaré: dicas de passeios e restaurantes bons e baratos
  12. A simplicidade da morte, por Rubem Alves
  13. As 34 coisas qu já fiz e as 17 que ainda não fiz
  14. Crônicas do fim do mundo — o desperdício de água
  15. Mensagem de um ex-alcoólatra

4. De onde vêm os leitores

Quem mais trouxe visitas ao blog foram as páginas de buscas, principalmente o Google, disparado. Em seguida, o site do jornal O Tempo, onde este blog é reproduzido. Logo depois, o Facebook, depois o Twitter. Em seguida, o site do Brasil Post, que também reproduz posts deste blog desde 2014. Por fim, os sites da revista Forum, o Pragmatismo Político e a Canguru, que também republica os posts sobre maternidade do blog, desde setembro deste ano.

5. O que procuram

Para chegar aqui por meio de buscadores, a maioria procurou os termos “melhores fantasias carnaval 2015”, “prisão de Cunha charge”, “lugares para passear em BH” e “menino maluquinho” (com variações).

6. Para onde vão

A partir deste blog, a maioria clicou para navegar pelo blog do Nix, no Facebook e nos arquivos da Barbearia de Blues no dropbox.

7. Visitantes e assinantes

Enquanto escrevo, este blog já recebeu quase 1,5 milhão de visitantes — dos quais 380 mil só neste ano — e possui 595 assinantes, que o recebem por e-mail na íntegra, sem necessidade de clicar para acabar de ler por aqui. No Feedly ele tem mais 46 assinantes e, na fan page do Facebook, 1.177. Não sei dizer quantos leitores passaram pelo blog no jornal O Tempo, no Brasil Post e na Canguru. O dia e horário com maior número de visitantes é nas segundas, às 19h.

8. Comentários

Ao todo, o blog recebeu mais de 9.200 comentários. O post mais comentado foi o “Carta a Sasha Meneghel” (396 contribuições), seguido de “Dos Milagres do Levedo de Cerveja” (188) e “15 de março: eu não vou” (107). Quem mais comentou recentemente foi meu pai, seguido pelo Gustavo de Oliveira, a Elisa e o Jaime Guimarães. Obrigada por terem enriquecido tanto o debate, amigos!😀

9. Pelo Mundo

Neste ano, vieram visitantes de 59 países. Depois do Brasil, a maioria chegou dos Estados Unidos, de Portugal e do Reino Unido.

10. Upgrades

Muito obrigada pela leitura e um FELIZ NATAL a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 😀

Tá baratim, tá baratim!! ;)

Tá baratim, tá baratim!!😉

faceblogttblogPague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

 

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

2 comentários

  1. Uau, Cris, você publicou 176 posts neste ano? Benzadeus, como se diz aqui no interior. rs E pelas estatísticas vi que eu estou entre os que mais comentaram – e acho que você vai ter que aguentar minha presença por aqui pelos próximos 6 anos ou mais de blog. 🙂 Parabéns pelas marcas e obrigado por mantê-lo por todos esses anos sempre com qualidade e relevância nos posts! 🙂

    Tô por aqui. Bjks!

    Curtir

Deixar um comentário