Como aumentar a audiência do seu blog em 10 passos

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Quem quer escrever para ser lido por ninguém, faz isso num bom e velho diário de papel. Pode até colocar cadeado, por via das dúvidas. Já quem faz um blog quer (ou deveria querer) ser lido pelo máximo possível de pessoas. Quer que suas ideias não fiquem perdidas nesse oceano da internet, que já tem mais de 270 milhões de blogs e sites. Ou que pelo menos encontre uns náufragos pelo caminho.

Esse é um dos meus desejos: atingir cada vez mais leitores pensantes para este blog. E tenho conseguido isso aos poucos, devagarinho, com muito esforço.

VEJA AQUI quem são os leitores deste blog.

Em meu período de licença-maternidade, aproveitei os raros momentos de folga para tentar estudar mais as possibilidades da internet, para trazer uma audiência maior ao meu blog. Foi nessa busca que descobri o e-book feito pelos editores do WordPress com dicas valiosas para aumentar a leitura de um blog. Foi escrito em 2014 e pode ser baixado gratuitamente em formato PDF, Kindle ou iBooks.

Eu já li o e-book e encontrei alguns conselhos muito legais. Alguns eu já sabia e aplicava, mesmo que intuitivamente. Muitos deles estão no post “15 dicas para criar seu próprio blog“. Outros foram novidade — e olha que sou blogueira há 13 anos. Abaixo, fiz um resumo do que aprendi e que considerei mais importante no e-book:

 

meiomilhao1) Ajuda valiosa das estatísticas:

As estatísticas que o WordPress (e outros publicadores) oferecem são muito legais. Não só para ver como sua audiência vai indo, mas para te ajudar a entender o que caiu no gosto dos leitores do seu blog. Você pode ver quais tags e categorias são mais procuradas em seu blog, e escrever mais sobre esses assuntos, por exemplo. Ou ver qual post “bombou” e tentar repercuti-lo de novo, fazendo uma série ou pelo menos outro post “parte 2“. Pode ver os dias e horas em que seu blog é mais lido também, para agendar mais posts nesses momentos.

2) Atualizações constantes:

Não dá pra ficar atualizando posts antigos e nem é esta a ideia de um blog. Mas vale a pena manter algumas páginas sempre fresquinhas, especialmente as fixas — como a que conta quem é você, o autor do blog.

3) Algumas dicas de SEO:

Para que seu blog apareça na primeira página das pesquisas do Google…

  • é melhor usar poucas (menos de 15) categorias e tags cuidadosamente selecionadas do que relacionar dezenas de tags genéricas ao seu post;
  • torne o endereço do seu post curto e direto (ex.: o link deste post entraria automaticamente como https://kikacastro.com.br/2016/04/20/como-aumentar-a-audiencia-do-seu-blog e eu encurtei para https://kikacastro.com.br/2016/04/20/aumentar-audiencia-blog);
  • use palavras-chave ao longo do post que descrevem bem o assunto tratado e seriam procuradas no Google por alguém que se interesse por aquele assunto;
  • publique novos posts regularmente, com conteúdo exclusivo sobre o assunto do seu blog.

4) Pense em títulos atraentes:

Evite aqueles títulos que ninguém aguenta mais, como as famosas listas (“10 coisas que você não pode deixar de fazer na cidade tal”); estude os mestres, aqueles sites que sempre chamam sua atenção e te fazem querer clicar para ler a matéria toda: que título eles usam e por que te atraem tanto?

5) Programe seus posts:

trelloImagine que você tem uma tarde inteira livre por semana. Que tal aproveitá-la para escrever uns três posts de uma vez e agendá-los para serem publicados daqui a alguns dias? Ou pense que você teve uma super ideia para um post que seria ótimo no Natal, mas não em maio. Por que não escrevê-lo de uma vez e agendar para entrar no fim do ano? E se você tem umas 15 ideias para novos posts, mas está sem tempo de sentar e escrever? Que tal anotá-las sempre que surgirem, para você postar quando puder? Esse tipo de planejamento ajuda muito e você pode usar vários recursos para colocar o calendário editorial em prática. Já falei aqui no blog sobre o Trello, por exemplo.

6) Arquivos poderosos:

toppostsEste blog já tem mais de 1.600 posts e não quero que esses textos mais antigos caiam no limbo. Na verdade, os posts arquivados são capazes de atrair muitos leitores: por exemplo, entre meus 5 posts mais lidos da história, dois são de 2013 e os outros são de 2012, 2014 e 2015.

Como fazer para promover esses posts velhos?filme

7) Relacione-se com outros blogueiros:

Se você leu um post que te prendeu do início ao fim, que tal deixar um comentário contando a reação que o texto causou em você, qual é sua opinião, acrescentando informações ao que foi dito etc? Se seu comentário for interessante, pode ajudar a fisgar mais leitores para seu blog também! Outra coisa legal de se fazer é criar um lista de blogs que você recomenda. Mas lembre-se de atualizar os links de tempos em tempos, para não enviar seus leitores a blogs já desativados.

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8) Blogueiros convidados:

Aqui no blog eu adoro receber textos enviados por leitores. Mas, de vez em quando, também convido algumas pessoas, escolhidas a dedo, para escreverem aqui. Essas pessoas podem enriquecer um debate sobre algum tema polêmico, trazer contrapontos ao meu ponto de vista, enfim, incrementar o blog. Pense naqueles blogueiros que você adora ler, nos seus leitores que comentam com muita frequência (e inteligentemente), nos amigos que você sabe que escrevem bem, concordando ou discordando sempre de você. E veja quais dessas pessoas topam escrever para o blog. Em alguns casos essa parceria pode ficar fixa, cada um escrevendo em um dia por semana, e seu blog pode ganhar vários autores agregados 😉

9) Fan page no Facebook:

Criar uma página para seu blog no Facebook traz algumas vantagens, como:

  • ter acesso a estatísticas de leitura do blog na rede social;facebook
  • ser um espaço para breves ideias que não valeriam um post completo;
  • ser uma forma a mais de se conectar com seus leitores e conversar com eles;
  • aumentar sua network (quando os amigos dos seus amigos veem que eles seguem sua página no Facebook, podem se interessar e seguir também!).
  • Uma das maiores vantagens, no entanto, é manter separada sua vida pessoal da vida do blog: na fan page você pode divulgar os posts sem sentir que está mandando spam pros seus parentes e amigos.
  • E, se um leitor desconhecido te pedir para adicionar na página pessoal, você pode redirecioná-lo para a fan page (eu levo a sério alguns cuidados com privacidade e segurança no Facebook).

Depois de criar a fan page, divulgue entre seus amigos e também em seu blog. E cultive a fan page: não basta divulgar o post do dia lá, tem que ter mais conteúdo. Tais como:

  • posts de outras pessoas,
  • links bacanas que você pinçou na web,
  • perguntas sobre assuntos do momento,
  • atualizações sobre sua vida de blogueir@.

O legal é que haja um bocadinho de posts na fan page, de tipos variados, que a tornem agitada e um verdadeiro complemento do seu blog. Se você puder, leve seu blog também para o Twitter, LinkedIn, Instagram, Tumblr, Pinterest…

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10) Seu blog, sua marca:

cropped-capablog31.jpgUma vez que seu blog já cresceu, adquiriu leitores e invadiu as redes sociais, que tal investir mais na marca dele? Cuidar com carinho do visual, do slogan, da página “Sobre o blog” são providências básicas. Passo 2: criar um domínio com o nome do seu blog. Assim, em vez de digitar http://www.kikacastro.wordpress.com, meu leitor digita meu domínio para chegar até o blog: www.kikacastro.com.br. Passo 3: criar uma logo para seu blog e usá-la em todo canto onde ele estiver presente: Facebook, Twitter, emails, cartões de visita etc.

—> É essencial:

  • escrever com frequência e de forma regular (pode ser uma vez por semana, mas aí é legal escolher um dia, para manter a fidelidade de seus leitores);
  • escrever corretamente e respeitando a gramática;
  • deixar seu blog bonito (escolher um dos temas do WordPress que sejam de mais fácil leitura, mais limpos, já ajuda muito);
  • divulgar seu blog em sua network básica (amigos e parentes, contatos das redes sociais);
  • criar novas networks (comente também em outros blogs, permita que os leitores possam seguir seu blog com facilidade etc).

—> O que não deve ser feito:

  • esquecer de taguear seu post (as tags ajudam os leitores a chegarem até você, principalmente pelas ferramentas de busca como o Google);
  • usar só conteúdo dos outros, sem nada de original;
  • perder de vista qual é seu real objetivo ao blogar (olha que frase boa no e-book: “Diversão tende a ser contagiosa: um escritor que gosta de blogar independentemente da audiência costuma, paradoxalmente, atrair mais audiência”).

Ficou interessado, querid@ blogueir@? Quer ver mais dicas e todos os exemplos citados no livro? CLIQUE AQUI, baixe o livro, e leia todas as 128 páginas (em inglês).

Leia também:

  1. 15 dicas para criar seu próprio blog
  2. Pelo fim da autocensura nos blogs
  3. O fim do Blogger (e o backup salvador)
  4. 5 anos de blog em 10 estatísticas
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Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

8 comentários

  1. Olá Cristina, eu estou na dúvida entre criar um blog que abarque vários temas, como o seu, ou separar os temas em 2 blogs deixando mais segmentado. Você tem alguma dica específica? Obrigado, Marcelo

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  2. Cris, eu falho em TODAS essas dicas! hahahaha Mas uma eu não esqueço: das tags. Elas são fundamentais para que meu bloguezinho seja encontrado – e tenho até bons resultados com elas. 🙂

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