Tem livro novo na Biblioteca do Blog!
Que ótimo! A Biblioteca do Blog acaba de receber seu nono exemplar — o oitavo para download gratuito. Desta vez, tivemos a honra de sermos presenteados com um livro do professor, historiador e blogueiro Ricardo de Moura Faria, que é autor de mais de 70 livros didáticos e paradidáticos sobre História e é meu amigo há uns 12 anos 🙂
O livro que ele deixa em nossa biblioteca é o Utopias do Século XX, que também pode ser comprado por quem quiser ter a versão impressa (custa R$ 43,96 no Clube de Autores). Mas, aqui no blog, pode ser consultado e baixado de graça, basta clicar AQUI e escolher o livro.
E de que se trata?
Nas palavras do autor, o livro “tem o objetivo de realizar um inventário histórico e crítico das principais revoluções socialistas que ocorreram no século XX.
A instituição — ou não — do socialismo na URSS, na China e em Cuba é o pano de fundo para a discussão sobre as utopias políticas que foram geradas no decorrer do século passado.
O livro não aborda o momento das revoluções em um recorte desvinculado de conteúdo; antes, fundamenta e refaz os processos revolucionários de sua origem aos dias atuais.
Um livro fundamental para aqueles que desejam compreender os momentos em que boa parte da humanidade se viu dividida e amedrontada.”
Um trechinho da introdução do livro também ajuda a mostrar a que ele vem:
Devemos entender que as utopias igualitárias perderam seu lugar com a “vitória” do mundo capitalista? Ou, pelo contrário, que hoje, mais do que nunca, elas são necessárias? Afinal, será possível sonhar com uma sociedade na qual haverá justiça social, igualdade, liberdade, o fim da exploração do homem pelo homem, enfim, uma sociedade 18 em que os homens possam ser felizes, dispondo de tudo aquilo que a tecnologia é capaz de produzir e podendo dedicar parte de seu tempo à cultura, às outras pessoas… ou será que não temos sequer o direito de sonhar?”
Enfim, este livro vai enriquecer muito nossa biblioteca! Fica como sugestão de leitura a todos que se interessem minimamente pela história do mundo e as ideologias e utopias dos séculos 19 e 20, que ajudaram a formatar a sociedade em que hoje vivemos.
Você também escreveu algum livro e quer disponibilizá-lo para download gratuito? Envie para o email do blog e eu terei o maior prazer em colocá-lo em nossa biblioteca 😉
CLIQUE AQUI e navegue pela Biblioteca do Blog, que tem oito livros para download gratuito, sobre diversos assuntos.
Acervo da Biblioteca:
- Guia Turístico de Belo Horizonte com 90 Dicas de Passeio
- A Saga do Galo na Libertadores — poesia ilustrada
- Sucursal das Incertezas — a história vista por um jornalista dos tempos do telex ponta a ponta
- Injustiçados — O Caso Portilho
- Sagaetê (infantojuvenil)
- Uma eterna aprendiz no PT (autobiografia de Sandra Starling)
- Utopias do Século XX
- Criacionismo – um (longo) diálogo sobre ciência e religião
Leia também:
CLIQUE AQUI para entrar em contato com o blog, enviando emails e sugestões!
Conheça a FAN PAGE do blog no Facebook e o Twitter do blog 😀
Categorias

Cristina Moreno de Castro Ver tudo
Mineira de Beagá, jornalista, blogueira, poeta, blueseira, atleticana, otimista, aprendendo a ser mãe. Redes: www.facebook.com/blogdakikacastro, twitter.com/kikacastro www.goodreads.com/kikacastro. Mais blog: http://www.otempo.com.br/blogs/19.180341 e http://www.brasilpost.com.br/cristina-moreno-de-castro
Logo que puder vou ler esse livro. As utopias são sempre interessantes, mesmo para quem não tem motivos para acreditar na maioria delas. Na viagem a Mucuri, li “O barbeiro de Vila Rica”, do professor de Economia Fuad Yazbeck, mineiro de Juiz de Fora, que também trata de uma utopia, a Inconfidência Mineira, ainda à espera de uma realização nos moldes sonhados por Tiradentes, Alvarenga Peixoto, Álvares Maciel, Tomás Antônio Gonzaga e tantos outros . Na bibliografia citada pelo autor aparece “História de Minas Gerais”, de Helena Guimarães Campos e Ricardo de Moura Faria, publicado em 2005 pela editora Lê. A biblioteca do blog ganha muito com esse historiador de Dores do Indaiá.
CurtirCurtir
Sem dúvida! 🙂
CurtirCurtir