Todo mundo deveria ter uma horta em casa

Há cerca de cinco meses, quando me mudei para um apezinho mais ensolarado, resolvemos começar uma hortinha, um dos sonhos que eu sempre tive para meu lar. Compramos três vasos retangulares e nem tão profundos e plantamos sementinhas, daquelas de saquinho mesmo, que se acha até em supermercado de bairro.

Regamos diariamente, o sol bateu com generosidade, e logo começamos a ver as sementinhas brotarem. Era uma alegria a cada vez que percebíamos que uma delas tinha vingado:

Primeira a nascer: pimenta malagueta! Poucos dias depois de plantada.
Primeira a nascer: pimenta malagueta! Poucos dias depois de plantada.
Depois, em outro vaso que compramos mais tarde, nasceram o manjericão e vários pezinhos de cebolinha!
Depois, em outro vaso que compramos mais tarde, nasceram o manjericão e vários pezinhos de cebolinha!
No vasinho vermelho, hortelã e, no preto, tomatinho!
No vasinho vermelho, hortelã e, no preto, tomatinho!

É como cuidar de um filho (ou um Tamagoshi, rs): a gente tem que dar água todos os dias, acompanhar o crescimento e, se algo der errado, tentar salvar. Nem sempre foi possível: a pimenta e o coentro, primeiros a pegar, também foram os primeiros a morrer, e nunca entendemos por quê. A salsinha, o alecrim e o alho-poró nunca pegaram. Mas o hortelã, que quase morreu no vasinho vermelho acima, conseguiu ser salvo quando o transplantamos para um vaso maior. E o manjericão hoje dá em tanta quantidade, que usamos praticamente todos os dias na salada e chegamos a fazer molho pesto com ele:

salada

Hoje já temos, em um espaço pequeno: dois tipos de manjericão, cebolinha, pimenta (começando a renascer), hortelã, um pezinho de limão, um vaso médio com pé de jabuticaba (que já ganhamos numa idade já produtiva) e um pezinho de tomatinho-uva, que cresceu velozmente e já deu seu primeiro fruto nesta semana!

Quando vimos o tomatinho nascer, foi a maior alegria! Ele virou uma bolinha do tamanho de uma uva e, em uma semana, já ficou maduro. Ontem partimos ele ao meio e experimentamos o primeiro tomate sem agrotóxico da nossa vida 😀

tomatim1tomatim2Também plantamos um vaso só com flores, que já está todo colorido.

***

Recomendo a todos que tenham uma hortinha em casa ou na área do apartamento. Além de ser uma delícia colher os ingredientes do tempero ou da salada direto de casa, na hora que quiser, ainda é um processo muito terapêutico e que traz muitas alegrias. Não requer um super espaço; muito mais importante é haver sol e o empenho de regar todos os dias (às vezes até duas vezes por dia, em épocas de muito calor). O mais legal é ver como as plantas são espertas e conseguem crescer, do “nada”, em tão pouco tempo!

Fiz abaixo, em 11 segundos, um vídeo a partir de 36 fotos de três vasos logo que foram plantados, nas primeiras semanas. Por ele, vocês conseguem ver como o crescimento é rápido e visível de um dia para o outro (recomendo que assistam em tela cheia, para verem bem). Tem coisa melhor do que ver algo crescer ao seu redor e dar resultados de forma tão eficiente? 😉

Que tal começar sua hortinha agora mesmo? Depois conte como foi o resultado!

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

15 comentários

  1. Que lindo Cristina! Parabéns a vocês, que façam muitas hortas e a alegria continue a enfeitar a história de vocês, minha nora Cris e meu filho Beto, beijos, Ana Rita

    Curtir

  2. Cris, amei!!! Eu já tive manjericão, mas o meu morreu, coitado! Eu tenho dificuldade em regar todo dia/toda hora, mas estou trabalhando para mudar isso! 🙂

    Curtir

  3. Muitos legais suas dicas! Há tempos penso em arrumar uma hortinha na minha casa, mas e a preguiça? Esse seu post serviu como estímulo!
    E a lembrança do Tamagoshi me transportou direto para os meus onze anos de idade, em que praticamente todas as coleguinhas da sala tinham um – e algumas CHORAVAM quando o seu morria! rsrs

    Curtir

    1. hehehehe! Eu nunca tive um Tamagoshi e era doida pra ter, porque minhas coleguinhas também andavam com os delas pra cima e pra baixo 😉 Mas hoje tenho várias plantinhas pra compensar 😀 Depois me conta como ficou sua hortinha!

      Curtir

Deixar um comentário