Cenas do protesto com milhares de pessoas em Belo Horizonte

Fazia uma linda tarde de sol, com céu azul e jogo do Brasil inaugurando a Copa das Confederações. Aquelas pessoas poderiam estar na piscina, no buteco, ou simplesmente estiradas no sofá de casa, com uma latinha de cerveja na mão, de frente pra TV. Ah sim: também poderiam estar no Facebook.

Mas preferiram sair de casa, empunhando cartazes, faixas, bandeiras, apitos e narizes de palhaço, para protestar por uma causa que é ampla o suficiente para comportar dezenas de grupos diferentes, muitos dos quais apartidários. E, embora estivessem acompanhados de perto por policiais militares, na cavalaria, no choque, a pé, em motos e carros, tudo o que testemunhei desse protesto coletivo foi pacífico, do início ao fim.

Diz a polícia que havia 8.000 pessoas. No Facebook, 21 mil confirmaram. O fato é que havia muita gente, gente que nunca vi reunida, em tamanha quantidade e disposição, nos meus 28 anos de Beagá.  Milhares de pessoas que percorreram juntas, ao menos das 14h às 16h30 (tempo em que acompanhei), um trajeto de 3 km.

Abaixo, algumas (mais de cem!) cenas dessas duas horas e meia de protesto (que talvez tenha continuado, mas não acompanhei tudo), sem detidos, sem brigas e sem confusão em todo esse tempo.

***

Quando cheguei, às 14h, havia um pouco de gente ainda na praça da Savassi, onde tinham começado a se reunir às 13h, mas o grosso já se encaminhava para a Praça da Liberdade, fechando todo um sentido da avenida Cristóvão Colombo:

Todas as fotos: CMC. Clique sobre elas para vê-las em tamanho real.
Todas as fotos: CMC. Clique sobre elas para vê-las em tamanho real.

O trânsito ficou uma droga para os desavisados que resolveram ir até a Savassi de carro:

IMGP3062Mas não é que muito motorista, ao longo de todo o percurso, buzinou e fez joinhas em apoio aos manifestantes? Muito mesmo, foi surpreendente:

IMGP3255 IMGP3257

IMGP3300Teve até motorista de ônibus (vários, aliás) sorrindo para o pessoal e concordando com seus apelos (“Motorista, trocador, quero ver se seu salário aumentou!”). Este aí fez o sinal do quanto ganha sua categoria:

IMGP3246Também teve muito apoio entre passageiros de ônibus, nos prédios, e entre outros pedestres que estavam na rua só observando a carreata:

IMGP3107 IMGP3108 IMGP3121 IMGP3122

IMGP3196 IMGP3144IMGP3211 IMGP3248 IMGP3254

IMGP3267

E, afinal, o que queria toda essa gente? Seus cartazes improvisados trazem muita coisa. São várias as mensagens, reclamações, reivindicações e contestações. Por exemplo:

IMGP3060

IMGP3064 IMGP3066 IMGP3068 IMGP3069 IMGP3072 IMGP3073 IMGP3081 IMGP3082 IMGP3083 IMGP3091 IMGP3100 IMGP3101 IMGP3116 IMGP3119 IMGP3141 IMGP3177 IMGP3183 IMGP3209 IMGP3228 IMGP3231 IMGP3238 IMGP3312

IMGP3099

IMGP3178 IMGP3320

IMGP3164Além de cartazes, os manifestantes também levaram outros itens para agitar o protesto:

Nariz de palhaço...
Nariz de palhaço…
Máscaras...
Máscaras…
Apitos...
Apitos…
A Constituição de 1988.
A Constituição de 1988…
Flores...
Flores…
Panelas...
Panelas…
Instrumentos musicais...
Instrumentos musicais…
Megafone...
Megafone…
Tinta...
Tinta…
Um jipe vermelho (!)...
Um jipe vermelho (!)…
E até quadro e boina!
E até quadro e boina!

A propósito, esta não foi a única criança que vi, teve mais duas:

Esta ficou até o fim!
Esta ficou até o fim!
Esta também aguentou firme!
Esta também aguentou firme!

E tinha outros cabeças-brancas:

IMGP3197 IMGP3203E cabeças verdes…

IMGP3304E uma porção de cabeças cobertas:

IMGP3114 IMGP3118 IMGP3131 IMGP3275 IMGP3318 IMGP3337 IMGP3341 IMGP3349Aliás, tinha de tudo, minha gente:

Nacionalistas,
Nacionalistas,
punks,
punks,
rivais em campo,
rivais em campo,
rastafáris,
rastafáris,
casais de namorados,
casais de namorados,
vários casais, aliás,
vários casais, aliás,
tatuados,
tatuados…
pessoas com muletas!
até pessoas com muletas!

Também tinham muitas bandeiras, mas só de um partido político, o PSTU. As pessoas, em vários momentos, gritaram pedindo que abaixassem essa bandeira e que fossem embora, por aquele pretender ser um movimento apartidário. Também foi comum ouvir gritos de “Aqui não tem partido!” e outros criticando o Marcio Lacerda, o Aécio Neves, a Dilma Rousseff e outros políticos. Isso foi bem legal. Mas eis algumas bandeiras que apareceram por lá:

IMGP3293 IMGP3322 IMGP3356

IMGP3097Também havia várias pessoas da imprensa:

IMGP3201

Que estavam preocupadas em flagrar possíveis tumultos causados pela polícia, como ocorreram em São Paulo. No entanto, em Beagá, embora estivessem em todos os lugares, os policiais mantiveram uma distância saudável dos manifestantes (e vice-versa):

IMGP3057 IMGP3090 IMGP3117 IMGP3347 IMGP3366Também não presenciei nenhuma “depredação ao patrimônio público”. No máximo uns balõezinhos da Fifa estourados:

IMGP3353A única infração que presenciei foi cometida por motoristas afobados que estavam na avenida Afonso Pena e resolveram passar por cima do canteiro central para retornarem. Alguns foram multados, mas ofereço as placas para o caso de a BHTrans ainda se interessar em correr atrás de alguma multa perdida:

IMGP3214 IMGP3215

Até tu, táxi!

IMGP3216 IMGP3217 IMGP3218Uma garota ficou extremamente feliz por ter se posicionado no canteiro, bloqueando a passagem de um dos carros, até que um PM se aproximasse para multá-lo. Outra que ficou feliz foi esta aí embaixo, porque deu uma flor a um guarda municipal e ainda fez o dia dele, com um abração público:

IMGP3303Por fim, encerro com algumas cenas gerais, para verem como esteve realmente cheio:

Na praça da Liberdade.
Na praça da Liberdade.
Idem.
Idem.
Praça tomada!
Praça tomada!
Descendo a Cristóvão Colombo.
Descendo a João Pinheiro.
Idem.
Idem.
Na praça Afonso Arinos.
Na praça Afonso Arinos.
Na Afonso Pena.
Na Afonso Pena.
Entre os carros.
Entre os carros.
Ainda Afonso Pena.
Ainda Afonso Pena.

IMGP3250 IMGP3270

Praça Sete.
Praça Sete.
Existe amor em BH.
Existe amor em BH.
Amazonas.
Amazonas.
E o fim, em frente à praça da Estação, que estava fechada para algumas pessoas verem o jogo do Brasil e Japão.
E o fim, em frente à praça da Estação, que estava fechada para algumas pessoas verem o jogo do Brasil e Japão.
Vejam quanta gente!
Vejam quanta gente!

No meio do caminho, marcaram outro protesto para segunda-feira, às 13h, na Praça Sete. Se, por um lado, haverá muito mais pessoas trabalhando, o que deve esvaziar o movimento, por outro, o trânsito da cidade, já caótico, deve parar. Por isso, fica minha recomendação: #vádebusão ou #vádebike ou #váapé, já que #irdemetrô, em Beagá, é quase não querer chegar.

Leia também:

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

23 comentários

  1. Boa, Cris, adorei! Valeu, BH! Em Salvador já tem mobilização macada para segunda-feira, na região central da cidade. Se eu conseguir sair mais cedo da escola, dou um pulo por lá. 🙂

    Curtir

  2. Desculpe-me, mas me emocionei com seu relato.
    minhas lágrimas não são de tristeza e sim de alegria em ver que este país tem futuro e finalmente a população quer. E uma música que está na minha cabeça a muito tempo adquiriu outro sentido.:

    O poeta está vivo
    Com seus moinhos de vento
    A impulsionar
    A grande roda da história…

    Mas quem tem coragem de ouvir
    Amanheceu o pensamento
    Que vai mudar o mundo
    Com seus moinhos de vento…

    Curtir

  3. Eu gostaria de dizer que eu realmente me emocionei em ver essas fotos, meu orgulho pelas pessoas da nossa cidade e do todo o Brasil aumenta e deixa meus olhos brilhando.

    Parabéns pelas fotos!

    Curtir

  4. Uma observação incidental. No olhômetro (aloatribuição), há cerca de 75% de brancos e 25% de negros entre os manifestantes. Entre a população que acompanha, são 52% brancos e 48% negros. Pelos dados do IBGE, em BH a população branca é de cerca de 55% e negra de 45%.

    []s,

    Roberto Takata

    Curtir

  5. Cris,
    Parabéns pelo relato, pelas fotos. Excelente!
    Espero que hoje, após reunião que está acontecendo na Secretaria de Segurança Pública, possamos ver algo semelhante nas manifestações aqui em Sampa. A maioria das pessoas, certamente, não tem como objetivo vandalizar, mas sim exercer seus direitos de cidadão.
    “Encontro em SP reúne cúpula da segurança e manifestantes”:
    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/reuniao-em-sp-reune-cupula-da-seguranca-e-manifestantes.html

    Curtir

  6. Kika! Acompanho seu blog, através do nosso amigo Ricardo Faria.
    Parabéns pelo registro em palavras e fotos.
    Concordo que a manifestação seja apartidária. Prefiro as bandeiras nas cores do arco-íris. Prefiro o amor pela paz e flores.
    Beijos

    Curtir

Deixar um comentário