15 passos para proteger suas informações no Facebook

Continuando o post de ontem, resolvi fazer uma lista de dicas para proteger as informações pessoais no Facebook.

Imagino que sejam óbvias para a maioria das pessoas, mas acho que podem ser úteis para outras tantas. Ontem mesmo um colega disse que não sabia que era possível regular o que os outros postam em seus próprios murais com link para a gente (aquelas fotos horríveis que as pessoas sem coração colocam da gente só porque elas saíram impecáveis ao lado ;)).

Seguem algumas coisas básicas:

1) Primeiro: em seu perfil, no cantinho superior direito, tem uma caixa escrito “ver como…”. Clicando nela, será possível você descobrir como o público em geral acessa seu Facebook, ou seja, quais informações da sua página — fotos, frases no mural, detalhes sobre você — estão abertas para qualquer um que entrar no Facebook, mesmo aqueles que não são seus amigos ou nem têm conta na rede social. Esse é o primeiro passo para que você leve um susto sobre tudo o que andou deixando à vista de todos até hoje ou se certifique de que está tudo devidamente protegido. A minha página, por exemplo, só permite a estranhos saber que nasci em Beagá, moro em São Paulo e sou do sexo feminino. Só. Xô, xeretas! 😀

2) Para mudar realmente o que está sobrando na sua página, clique lá na setinha mais ao alto, no cantinho superior extremo da direita. Vá primeiro em “configurações da conta”. Aí você pode alterar seu nome (não precisa deixar à disposição de todos seu nome COMPLETO, porque isso só facilita aos xeretas te encontrarem).

3) Clicando em “configurações de segurança”, no lado esquerdo, pode ativar mecanismos de conferência de dados para dificultar que alguém tente invadir sua conta.

4) Em “assinantes”, você deve DESMARCAR a opção de permitir assinaturas, caso ela esteja marcada. Os assinantes são desconhecidos, que não precisam de permissão para ser seus amigos e podem, mesmo assim, receber atualizações de tudo o que você posta.

5) Lá naquela setinha do canto superior direito, escolha agora a opção “configurações de privacidade”. No campo “controlar sua privacidade padrão”, escolha “amigos”. Assim, somente quem você autorizou que seja seu amigo poderá ler o que você escreve normalmente.

6) Na hora de postar algo, você pode mudar essa configuração padrão SÓ DAQUELA VEZ. Para isso, basta clicar na caixinha ao lado de “publicar” e escolher, por exemplo, que aquele post pode ser público, ou que só deve aparecer para pessoas escolhidas de forma personalizada.

7) De volta às configurações de privacidade, clique em “como conectar” e defina para quem seu email e telefone pode ser exibido e se todos estão autorizados a enviar uma mensagem para você e a pedir para ser se amigo ou não. (Não vejo problemas em ter essas duas coisas abertas para “todos”. Afinal, você pode simplesmente não autorizar o pedido de alguém para ser seu amigo, mas a graça do Facebook é justamente permitir que potenciais amigos te descubram na rede).

8) No campo “Perfil e Marcação”, sugiro que deixe apenas “amigos” publicarem em seu mural e ver o que os outros publicaram. Afinal, desconhecidos ainda têm a opção de te enviar uma mensagem, se for o caso. Importante: ATIVE a opção “analisar publicações em que você foi marcado antes de serem exibidas no seu perfil”. Assim, não corre o risco de algum amigo postar um segredo sobre a sua vida e todos lerem antes de você ter tempo de apagar. Inclusive amigos desse amigo que você nem conhece.

9) Na opção “limite o público para publicações passadas”, tudo aquilo que você publicou e que estava marcado para que todo mundo pudesse ver será automaticamente trocado e só os amigos poderão ver. Você também pode trocar um a um desses casos, acessando sua página e clicando no simbolozinho que aparece logo ao lado da data de publicação de cada post.

10) Em “gerenciar bloqueio”, é possível bloquear usuários e aqueles convites irritantes para eventos malas ou para adicionar aplicativos idiotas (eu não tenho nenhum aplicativo, diga-se), tipo “Meu Calendário” e afins.

11) Agora acesse seu perfil e clique em “Informações”. Ali você pode editar cada um dos campos (por exemplo, “Trabalho”) e escolher exatamente o que é visível para quem. Por exemplo, apenas meus amigos sabem onde trabalho e onde já estudei. Minha sugestão é que NADA fique disponível ao público.

12) Clique em “Fotos” e faça o mesmo: bloqueie TODAS as suas fotos para o público. Deixe abertas apenas para amigos ou para pessoas específicas.

13) Não adianta nada você restringir suas informações aos amigos se você é do tipo que adiciona qualquer um como amigo e tem centenas e milhares de pessoas nessa categoria. Seja seletivo. Selecione apenas pessoas em que confie e que conheça bem.

14) Mesmo depois de tomar todas essas medidas de precaução, NUNCA publique informações muito pessoais, como endereço, telefone residencial, cada passo que dá, cada lugar para onde está indo, informações muito particulares de pessoas do seu círculo etc. Você pode ter adicionado algum “amigo virtual” que não é tão amigo assim e pode se aproveitar dessas informações ou, o que é mais comum, algum dos seus amigos pode deixar escapar essa informação de forma inadvertida. O importante é que tudo o que é escrito e publicado na internet, por mais restrito que esteja, está sujeito a ser descoberto por algum xereta. Basta um ctrl+C da sua linha do tempo e um ctrl+V no email de alguém, por exemplo…

15) Depois de feitos todos esses passos, volte a acessar aquele local do item 1 e certifique-se de que o público em geral não terá acesso a NADA da sua vida, nem foto, nem texto do mural, nem informação básica. Se algo ainda tiver escapado — por exemplo, uma publicação de mural que não deve ser lida pelo público –, mude o status dessa publicação ou as definições do seu perfil.

PS. Fiquem à vontade para acrescentar outras dicas e sugestões de segurança aí nos comentários. Estas são só as mais básicas mesmo, que fiz agora rapidamente numa primeira olhada no meu próprio perfil de Facebook 😉

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

8 comentários

  1. Ufa! Se isso é o básico, Cris, fiz muito bem em ficar quieto no meu cantinho, bem longe do Facebook. O bom desse trabalhão: se cansar do jornalismo, já está capacitada a disputar uma vaga de redatora de manuais e de bulas de medicamentos…

    Curtir

  2. Hahahaha. Ia escrever mais ou menos a mesma coisa. Então faço a pergunta: vale a pena? E outra: e a censura às fotos da Marcha das Vadias?

    Curtir

  3. Não faço parte da amizade do facebook, embora receba frequentemente convites (falsos) de amigos para participar. Li que o Facebook não deleta as mensagens. Embora não escreva nada de mais, não gosto de que guardem, contra a minha vontade, o que escrevo. Continue, menina, alertando seus amigos. Você sabe das coisas e é confiável.

    Curtir

Deixar um comentário