Em um trajeto de uma hora, TAM “some” com mala

Todo mundo aqui acompanhou minha saga com a Olympikus, com direito a quatro capítulos e um epílogo surpreendente (e positivo).

Pois bem, agora quem está vivendo uma saga é a minha mãe, com a TAM. Divido aqui para alertar os leitores que costumam viajar de avião e ouvir de vocês se já passaram por isso e o que recomendam.

O fato é que, em agosto, ela e minha irmã fizeram uma viagem internacional. Lá, como todo mundo costuma fazer, acabaram comprando várias coisas que seriam para presentes ou que simplesmente são bem mais baratas do que aqui.

Vieram para o Brasil por uma companhia aérea estrangeira, onde não tiveram qualquer problema. Chegando ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tiveram que pegar as malas para despachar pela TAM, que faria o restante da viagem até Belo Horizonte, por ser parceira da companhia internacional. Até aquele momento, as malas estavam em ordem — e elas sabem bem disso porque as abriram para pegar uns presentes que compraram para mim.

Chegando ao aeroporto de Confins, a surpresa: uma das malas sumiu. Chegou bonitinha ao Brasil, mas, numa viagem de uma hora, no trecho minúsculo SP-BH, foi desaparecida!

E aí se inicia a saga: a TAM disse que geralmente leva 30 dias para encontrar malas, a seguradora ligou todo santo dia e chegou a dizer uma vez que a mala fora encontrada, a TAM desmentiu e ficou nesse jogo de empurra exasperante.

Quando as duas já tinham contatado a empresa quase que diariamente e estavam decididas a entrar na Justiça, a mala foi entregue.

Com 40 dias de atraso.

Pior: estava toda remexida, violada e com os seguintes itens sumidos (percebidos até agora):

  • 1 cadeado codificado que estava fechando a mala
  • 1 vidro de perfume marca Paris Hilton (novo)
  • 1 par de tenis marca ASICS (novo) , masculino, tamanho 10
  • 4 pares de meias esporte da marca Tommy Hilfiger (novas)
  • 1 top de ginástica branco da marca ADIDAS (novo)
  • 1 camiseta feminina da marca Hollyster (nova)
  • 1 pacote de chocolate da marca GODIVA
  • 2 pacotes de chocolate da marca Lindor
  • 1 frasco grande de sabonete líquido
  • 1 pacote de canetas com 12 unidades 😯
  • 1 necessaire com um conjunto de cremes da marca Mary Key
  • 1 par de óculos de grau com lentes Varilux
  • 1 porta retrato de 10X15 cm que veio quebrado

Além disso, o puxador da mala está estragado, falta uma das rodinhas, a parte inferior da mala chegou bastante arranhada e um dos apoios de metal da mala está amassado e parcialmente solto.

Rodinha quebrada.
Um dos itens quebrados
Puxador estragado
Base arranhada
Apoio de metal amassado e meio solto

Não se tratam de coisas absurdamente caras, até porque minha família não tem essa grana sobrando, mas são coisas que elas escolheram com carinho para alguém e foram furtadas por alguém dentro de um dos dois aeroportos. Simples assim.

Fica a dica: evitem a TAM mesmo em viagens domésticas porque não parece ser uma empresa séria.

Alguém mais já passou por esse tipo de apuro com empresas aéreas? O que vocês fizeram?

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

13 comentários

  1. bem.. soma o preço de cada item perdido e estragado (inclua a mala e essas fotos) e entra no juizado de pequenas causas para receber pelo menos o dinheiro de volta…
    vai dar um trabalhinho..
    mas não rola de deixar passar.. as companhias já levam em conta que a maioria das pessoas que tem a mala perdida não vai animar de entrar na justiça…
    um absurdo isso!

    Curtir

  2. Cris, eu não entendo nada dessas coisas, mas não tem como acionar a Justiça neste caso? Afinal a mala sumiu durante 40 dias e ainda retorna nestas condições? E o pior: violada e com objetos furtados!

    É frustrante, revoltante.

    Eu não viajo pela TAM de jeito nenhum, mesmo que tenha uma destas promoções. Um parente veio de SP para Salvador e a mala dele também sumiu. Só reapareceu à noite – isso depois de ficarmos no pé da TAM, INFRAERO, dizer que iríamos fazer BO, essas coisas. Ninguém sabe onde a mala esteve durante esse tempo: se no próprio aeroporto, se no avião, se em Recife, Fortaleza, Cancún. Felizmente a bagagem do tio não sofreu avarias.

    Ah, e teremos Copa do Mundo e Jogos Olímpicos por aqui. Deste jeitinho.

    Curtir

  3. pois é cris, o pior de tudo é que quando o entregador veio devolver a mala ainda quis que eu assinasse um termo dizendo que estava recebendo a minha mala em perfeitas condições e que abria mão de qualquer indenização por danos morais e materiais. disse que se eu não assinasse não poderia devolver a mala. é lógico que não assinei e que peguei a mala assim mesmo. Mas é o cúmulo da cara de pau né! o entregador ainda me disse que isso é rotineiro, que quase todas as malas extraviadas da TAM que ele devolve estão violadas. o que mais me revolta é saber que isso é tão rotineiro e de conhecimento público e que a TAM não toma providências para resolver o problema. É um total descaso com os consumidores.

    Curtir

  4. Cris, off topic… Adoro seu blog, o post sobre a madrinha foi lindo, nossa, mexeu comigo.

    E tem uns posts divertidos tbm, o das comidinhas e do vizinho incomodado com o barulho (?) foram ótimos! Beijo!

    Curtir

  5. Oi Cris, isso também aconteceu com uma amiga minha, só que a empresa era estrangeira. Nós viemos do México. Eu, pela Aeroméxico, e ela, pela Copa Airlines. A minha mala chegou em Guarulhos do jeito que havia saído. A minha amiga já não teve tanta sorte. O voo fez escala no Panamá e, quando chegou ao Brasil, a mala estava revirada, sem o plástico de proteção e muito menos o cadeado. Também roubaram várias coisas. Situação muito estressante! Agora, ela também vai recorrer à Justiça. Absurdo como pagamos preços absurdos pelas passagens e ainda temos de passar por situações como essas. Total desrespeito das companhias e operadores de aeroportos.

    Curtir

  6. Viajei no ultimo domingo 17/08/2014 para Salvador pela Tam. Uma das minhas malas sumiu. Havia roupas, sapatos, remédios, fraldas, mamadeiras, perfumes e uma maguina fotografica. A maioria dos objetos foi adquirida nos ultimos dias para a viagem. Tivemos que comora roupas , sapatos e produto de higiene. A Tam nso sabe onde a mala foi parar.

    Curtir

Deixar um comentário