Receita de pão de queijo – parte 2

160920121591

Para os mais tradicionalistas que acharam uma blasfêmia uma receita de pão de queijo quadrado e em que nem se coloca a mão na massa, divido aqui duas receitas das minhas avós.

(Cheguei a tentar fazer uma delas também, mas ficou duríssimo e sem gosto. Tentarei de novo quando estiver mais experiente no fogão…)

Pão de queijo da vovó Rosa

Para 1 copo de 200 ml de polvilho doce de boa qualidade, misture a mesma medida de queijo ralado, 1 ovo grande, 1 colher de sopa de manteiga (cheia), 1 pitada de sal a gosto e acabe de amassar com leite ( de 1/4 a 1/2 copo de leite na temperatura ambiente). Amasse bem até que a massa fique homogênea e bem macia. Faça + ou – 20 bolinhas, e asse em forno quente. Pré-aqueça o forno antes de colocar o tabuleiro.

Obs: Não deixe a massa muito dura.

Pão de queijo da Vovó Angelica

Para 1/2 kg de polvilho doce de boa qualidade, coloque 1/2 copo de 200 ml de óleo, 1/2 copo de água, 1/2 copo de leite, 4 ovos, 1 colherinha de café de sal e + ou – 200 gr de queijo ralado.

Modo de fazer: ferver o óleo, a água e o leite. Numa vasilha aberta misture o polvilho e o sal. Despeje a mistura de liquidos ferventes sobre essa mistura e mexa bem até esfriar. Coloque os ovos um a um e sove bem. Continue sovando e então acrescente o queijo ralado. Unte as mãos com óleo e enrole os biscoitos. Assar em forno médio, pré-aquecido.

 

Observação geral: o ideal é que o queijo seja Minas (o Minas de verdade, de preferência Canastra, não esse frescal insosso que os paulistanos chamam de queijo Minas).

Sugestão aos não-mineiros: experimentem fazer isso em casa e nunca mais comprarão aqueles pães de queijo congelados de supermercado nem comerão os pães de queijo vendidos nas padarias da vida. Se fizerem aquela receita de ontem também não vão se arrepender!

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

6 comentários

  1. eu uso uma mistura de polvilho doce com azedo… a relação é de 1/2 de azedo para 1 de doce. Faço uma versão vegana também que fica muito boa e com textura perfeita, substituindo o queijo por uma batata grande.

    Curtir

  2. Minha receita de pão de queijo. Abra um pãozinho (filãozinho, pão de sal, nunca, nunca um cacetinho) ao meio e recheie com várias fatias de queijo mussarela. Leve ao forno elétrico até derreter completamente o queijo. Pode temperar com azeite e orégano à vontade.

    []s,

    Roberto Takata

    Curtir

  3. Cada região tem sua receita de pao de queijo. Quando menino, via o aviamento destas receitas. Comparando as receitas de suas vovós, aposto na de vovó Angélica. O queijo, embora nao fosse o canastra, era semelhante, maturado, curado e ralado.

    Curtir

Deixar um comentário