Receita de pão de queijo

Sempre me vangloriei de só saber “cozinhar” pipoca, brigadeiro e miojo.

Sabe aquela coisa de mulher moderna, que tem ojeriza de Amélia? Era um jeito “cool” de disfarçar minha inaptidão na cozinha (quando eu era criança, cabia a mim ajudar na faxina de toda a casa, mas eram minhas irmãs que sabiam fazer um arrozinho e passar um bife, para eu lavar as vasilhas depois).

Acontece que outro dia minha mãe me ensinou a fazer um frango absurdamente fácil e resolvi testar num almoço aqui em casa. E ficou uma delícia e todos adoraram (ou disfarçaram muito bem!). Depois fiz de novo em outro almoço de amigos em Beagá e também foi um sucesso. Olha ele aí:

Acabei comprando utensílios que nunca imaginei que teria: ralador de queijo, escorredor de macarrão, descascador de legumes, pão-duro, aquela colher cheia de furinhos que serve pra esmagar batatas e uma panela média (eu só tinha uma grandona, pra pipoca, e uma pequenininha, pro miojo ;)).

Aí minha mãe enviou uma receita de pão de queijo de liquidificador, da minha cunhada, e resolvi testar. Na primeira tentativa, ficou meio duro e sem gosto. Mas, na segunda, ficou delicioso, macio, cheio de queijo e acabou em coisa de segundos!

Assim, empolgada com meus avanços nessa nova carreira de chef (ajuda o fato de meu último casinho de amor ser um expert em culinária e de eu ter muito mais amigos homens que sabem cozinhar do que mulheres, o que derrubou de vez o mito de Amélia na minha geração), resolvi comprar um livro com 400 receitas de vários tipos, todas ilustradas e tals. Pretendo testá-las uma a uma nos almoços que organizo com frequência aqui em casa.

As que derem certo, vou dividir aqui no blog 😉

Prometo passar a do frango depois, mas hoje abro com a do pão de queijo:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de polvilho, doce ou azedo
  • 1 xícara de leite
  • 3/4 de xícara de óleo ou azeite
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (o ideal é comprar o queijo e ralar na hora. Se for o queijo Minas canastra, melhor ainda. Não se atenha à receita: pode colocar mais que quatro colheres! Quanto mais, melhor ;))

Bata tudo no liquidificador.

A massa não fica durinha, então não dá pra fazer bolinhas. Você pode colocar em forminhas ou fazer como eu: despejar num tabuleiro, assar em forno quente, e cortar, em quadradinhos, como se faz com uma torta.

IMGP1319

Batizei de “pão de queijo quadrado”, como a bola do Kiko 😉

IMGP1320

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

16 comentários

  1. Minha mãe está em BSB e me trouxe queijo de Minas, boa pedida. Ao chegar em casa vou pedir pra ela se arriscar em sua receita. Deve ter ficado uma delícia, ótima terça Cris. Valeu rs.

    Curtir

    1. Não é? 🙂
      Acho que ficou uns 20 minutos, mas o ideal é olhar pelo cheiro e pela cor (coradinho como este da foto), porque tem fornos que são mais quentes, né? E aí eu aprendi aquela manha de colocar uma faquinha na massa e, se ela sair “suja”, é porque a massa ainda está meio crua. Se sair limpinha, é porque já cozinhou 😉

      Curtir

  2. Cris,
    to esperando vc marcar um almoço para esse famoso frango, hein!
    Tem um ebook de receitas que eu comecei usar, porque a proposta é bem interessante: receitas com até 5 ingredientes para serem feitas em 10 minutos.
    Veja só http://thestonesoup.com

    beijos,

    Clara

    Curtir

  3. “uso só pra fazer aquele pão com manteiga esmagado na frigideira”, mais conhecida como espátula : ) Mas, pensando melhor, vc usou escumadeira pra esmagar batatas?

    Espátula de cozinha: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Kitchen-spatula.jpg (tem as que não são vazadas tb)
    Escumadeira: http://3.bp.blogspot.com/_8aLKhj1vOdw/TPlrk96hrOI/AAAAAAAAADk/BziywyA48kk/s1600/escumadeira.jpg
    Amassador de batatas: http://www.tramontina.com.br/public/upload/product/01.06.19/1912/big21159190PDM001B.jpg
    Espremedor de batatas: http://www.vassourascarvalho.com.br/produtos/aluminio/Espremedor%20de%20Batata.jpg
    ————

    []s,

    Roberto Takata

    Curtir

Deixar um comentário