Post dedicado aos solteiros desesperados para estarem com alguém

Olha como as coisas são:

quando eu tinha lá pelos três a quatro anos, aprendi uma música com a minha mãe, que ela adorava cantarolar. Para mim, a letra dizia apenas o seguinte:

“Papai do céu, me dá um namorado lindo, fiel, gentil e tarado.”

Esqueci completamente disso e agora só lembrei por causa daquele post sobre amnésia infantil.

Pela primeira vez na vida, fui dar um Google para descobrir de quem é essa música, crente que seria de alguma marchinha antiga de Carnaval, de alguma cantora desconhecida. Quase caí pra trás ao ver que é da minha querida Rita Lee, aquela mesma de quem tenho um ímã de geladeira e quase toda a discografia no computador, desde os Mutantes. Por alguma razão obscura, justo a música da minha infância passou batido durante todos esses anos, mesmo com o grande contato que tive com as músicas da Rita.

Após esse reencontro emocionado, que me revelou que a canção se chama Xuxuzinho e a letra é muito maior do que esses versinhos, comecei a pensar no significado deles.

É basicamente uma moça pedindo aos céus para ter um namorado. Ela nem é muito exigente: não precisa ter dinheiro, não precisa ser muito inteligente, nem o cara mais legal do mundo. Não precisa ter bom gosto musical, adorar cinema e torcer pro mesmo time de futebol. Não precisa estar bem informado, saber trocar o chuveiro queimado ou cozinhar arroz. Basta ser bonito, fiel, gentil e tarado.

Lembro nitidamente que eu perguntei à minha mãe o significado dessa última palavra. Droga, não lembro o que foi que ela respondeu pra mim! 😉

O importante é que essa memoriazinha fugaz, que recuperei justo agora, veio a calhar para este dia 12 de junho. Porque neste dia de mil propagandas e celebrações comerciais só me vêm a cabeça certos tipos de pessoa: aquelas desesperadas para estarem com alguém. Não falo dos solteiros convictos, nem dos solteiros satisfeitos com a fase da vida em que estão. Mas daqueles que estão angustiadíssimos, como no poema abaixo:

Lua cheia
Hoje todos os casais da cidade
saíram às ruas.
E me espiavam, de mãos dadas.
Abraçavam apertado e cochichavam,
olhando para mim.
Todos os olhares eram para mim.
Todos estavam apaixonados
— e me olhavam.
E eu fui encolhendo e apequenando
e tornei-me miúda com tantos olhares
de tantos casais de mãos dadas e abraço apertado.
E tornei-me sozinha.
E o único olhar que eu queria olhava pra lua.
Por sinal, cheia – belíssima.

Já repararam que essas pessoas geralmente são as que ficam insatisfeitas em qualquer fase da vida? As que estão sempre brigando com o namorado ou pensando em se divorciar do marido?

Penso nelas com certa piedade.

Estão sempre esperando por uma vida friamente imaginada ou planejada — que nunca vai acontecer — em vez de desfrutar das oportunidades que a vida real lhes oferece a todo momento, em cada fase.

É por isso que dedico este post aos solteirões e solteironas insatisfeitos do mundo. Desejo que eles saibam encarar esta data com o mesmo bom humor da Rita, porque é preciso que saibam que todas as fases da vida — do casamento, do namoro, do rolo e, claro, da solteirice — têm lados positivos muito aproveitáveis.

E desejo àqueles solteirões e solteironas, que não desejam mais esse status social, que sejam menos exigentes e olhem as pessoas ao seu redor, porque bastam quatro belas virtudes para que elas se tornem uma companhia perfeita.

Não fazem questão da beleza, gentileza, fidelidade e taradice? Escolham seu cardápio particular!

(Eu fico com a lealdade, a boa conversa, o bom humor e a simplicidade. O resto é resto ;))

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

24 comentários

    1. Nossa, é mesmo… Eu nunca escrevi sem o “de”.
      Aliás, logo logo é capaz de mudarem essa regra. Porque dando uma busca em textos da imprensa e até da literatura, é mais raro aparecer como transitivo direto do que como indireto. Na imprensa, é quase 100% indireto rs.
      Esses jornalistas, tsc tsc 😀

      Curtir

      1. Não acho triste. A língua é dinâmica e se adapta, dentre outras coisas, ao que é mais usado pela literatura e pela imprensa (que são os textos usados como exemplo nos dicionários mais renomados). E esses escritores, assim como a população em geral, por mais culta que seja, acha que “desfrutar de” soa melhor aos ouvidos. Como eu disse antes, logo logo vão adaptar essa regra, seguindo a lei dos donos da palavra 😀

        Curtir

  1. Haha, esta canção da Rita me lembrou de uma cançãozinha do The Cookies que eu cantarolo vez ou outra ” I Want a boy for my Birthday” … Elas elas são menos exigentes que a tia Rita.. elas só querem que ele as abrace fortemente… Tem até um coverzinho do Smiths por aí.. mas não está bem gravado

    Curtir

  2. Eu me lembrei desta música! E eu jamais imaginava que fosse da Tia Rita! Que descoberta!

    Olha, Cris, eu acho que você utilizou a palavra certa: exigência. Como as pessoas estão exigentes e querendo alguém “perfeito” ou “perfeita” para construir um relacionamento…! Os desesperados e as desesperadas precisam pensar que ao namorar alguém levarão o chamado “pacote completo”, com todas aquelas virtudes – beleza, gentileza, fidelidade, taradice, sejam lá quais forem – e também os defeitos. E aí entra em cena o acolhimento – em substituição à tolerância. Mas quem quer ter a paciência para construir isso e lidar com os chamados “defeitos” do ser humano? Ei, aquela princesa tem TPM e o humor neste período fica instável! E aquele bonitão ali deixa a tampa da privada aberta, sabia? rs

    Neste dia 12 de Junho gostaria de parabenizar a todos os filipinos pela Independência do seu país! Parabéns! Ah, claro, não esqueci: um viva ao Correio Aéreo Nacional nesta data importante! Viva!

    (E a todos os namorados, felizes dias!)

    🙂

    Curtir

    1. hehehe, quem diria que 12 de outubro teria tantas celebrações! 😀

      Eu concordo com vc. Defeito todo mundo tem. O que tem que ser medido é se o defeito daquela pessoa é intolerável. Nesse caso, nem precisa começar um relacionamento na esperança de que vá mudar, pq não vai. Mas se forem mil defeitos toleráveis, parabéns: você está saindo com um ser humano 😉

      bjos

      Curtir

  3. Lindo texto e poesia também. Fizeram-me lembra de uma conversa a que assiti, entre duas senhoras viúvas, que se passou numa linda cidadezinha no Sul de Minas. Disse uma delas: “Gostaria que meu marido tivesse vivido por mais dez anos, para que eu pudesse fazer para ele tudo que não fiz.”, ao que respondeu a outra: “Pois eu também gostaria de que meu marido vivesse mais dez anos, mas apenas para que pudesse continuar fazendo por ele tudo que sempre fiz.” Ambas eram bem parecidas, mas achei a segunda mais bonita.
    Parabéns pela oportunidade e beleza do texto.
    Abraços, Cristina.

    Curtir

  4. Se quiser reformulo, mas beleza e vaidade são fundamentais. As outras duas seriam respeito e compreensão.
    Mas discorra sobre o pq de beleza, corpo bom, vaidade e falar pouco não são relevantes.
    Eu espero vc tomar sol 😉

    Curtir

    1. Não acho que sejam irrelevantes, mas, se eu tivesse que escolher as quatro características fundamentais para o ser humano que elejo como meu companheiro, elas não estariam entre elas. Simplesmente porque há outras características que considero ainda mais relevantes. bjos

      Curtir

      1. Mas, Cris, veja bem.
        Vaidade é fundamental. Pra vc amar uma pessoa ela tem q se amar primeiro.
        Beleza é fundamental. Qdo o assunto acaba é só ficar admirando.

        Aliás, a beleza física e a genialidade são as únicas coisas realmente surpreendentes do ser humano.

        Curtir

      2. Eu te entendo, mas acho beleza tão relativo, mas tão relativo, que não coloco como prioridade. Por uma razão simples: quando gosto MUITO de alguém, essa pessoa me parece bonita, mesmo que seja “feia” pro senso comum ou até para a minha primeira vista. Aliás, o contrário tb vale: às vezes tenho tanta antipatia de algum bonito da vida, que ele passa a me parecer feio. Tenho exemplos, depois te mando em msg fechada, pra não ofender ninguém 😉
        No geral, dá pra dizer que ninguém é 100% bonito ou feio.

        Curtir

      3. Mas aí q tá o detalhe: a pessoa tem q ser bonita para vc, independente do senso comum.
        Mas tem outro detalhe q não entendo e q vc pode colocar também nessa msg fechada para mim: como vc pode estar com alguém pelo qual vc não sente atração física?
        Isso pra mim não existe.
        Aguardo sua msg 🙂

        Curtir

      4. Pedron, como eu disse antes, não acho atração física irrelevante, só não acho que seja top 4. Ainda mais que seja da forma como vc escreveu primeiro, como se SÓ a beleza importasse, diante de todas as outras virtudes que alguém deve ter.
        Enfim, que discussão bocó! Não deu 15 minutos ainda não? Concorde com a música da Rita, que bota o “lindo” no primeiro lugar do cardápio, e seja feliz! 😀

        Curtir

      5. Cris, só me responde uma coisa:
        vc namoraria com uma pessoa q vc não sentisse atração física?

        Curtir

      6. Não sei, ainda não aconteceu. Mas também não acho que nenhum dos meus últimos namorados fossem lindíssimos. Eles tinham outras qualidades muito mais importantes. Beleza pode estar entre as primeiras coisas que busco quando vou ficar com alguém, mas não necessariamente quando acabo namorando com alguém. Aliás, um dia vou fazer um post relacionando os caras mais bonitos com quem já fiquei e os que foram mais importantes para mim. Vai levantar boas reflexões =)

        Curtir

  5. Nossa! curti demais o post!
    “Estão sempre esperando por uma vida friamente imaginada ou planejada — que nunca vai acontecer — em vez de desfrutar das oportunidades que a vida real lhes oferece a todo momento, em cada fase.”
    Amor verdadeiro não é friamente calculado…simplesmente é amor!
    Parabéns pelo blog!
    abraços!

    Curtir

Deixar um comentário