Não nos acostumemos mais!

Excelente foto de Joel Silva, publicada na Folha de 26/02/2009, tirada na estação da Sé.

Ontem levei minha família — mãe, irmã e cunhado –, de Minas, para conhecer alguns pontos turísticos de São Paulo, na região do centro.

Na Duque de Caxias, em direção à Cracolând… ops, à Santa Ifigênia, passamos por dezenas de moradores de rua, dormindo no cimento da calçada, sob o sol das 9h30. Eles se espantaram. Em Beagá há, sim, alguns moradores de rua, mas não os 13.000 de São Paulo, que geralmente vivem no centro.

Percebi que, mesmo sem querer, mesmo me obrigando a pensar sobre isso sempre, meu espanto dos primeiros meses de São Paulo diminuiu consideravelmente. Sem me dar conta, eu me acostumei a essa realidade dos mendigos.

Seguimos pela imensidão de lojas de eletrônicos que não pagam impostos, passamos depois pelo largo de São Bento e, diante da degradação do centro, minha irmã deixou escapar: “Nossa, eu nunca quero morar em São Paulo!”

Como morei bem ali por alguns meses, logo que cheguei, há três anos, o mictório a céu aberto que algumas ruas se tornaram não me choca mais tanto.

Caímos na 25 de Março, alcançamos o Mercadão, terminamos tudo na Liberdade. Dali, às 15h30, fomos pegar o metrô. E ele estava cheio, mas o cheio possível numa sexta às 15h30. Ou seja, absolutamente vazio para quem já viu como ele fica nos horários de pico da manhã e da noite.

Eles preferiram esperar por três trens antes de se enfiar na sardinha e, lá dentro, ficaram brincando: “Nossa, nem precisamos segurar, porque está tão cheio que não dá pra cair.” E eu olhava ao redor e pensava: “Mas até que está tranquilo. Tem dia que é difícil respirar aqui dentro.”

Quer dizer: eu tinha me acostumado ao inferno e, por isso, aquela lata de sardinha ainda parecia muito razoável.

Por que nos acostumamos com as coisas ruins? Por que não conservamos nosso olhar puro, dos que não são obrigados a viver o caos e não acham que há normalidade no caos? Se conservássemos esse olhar virgem, talvez nos oporíamos com mais vigor aos problemas urbanos que, em uma cidade do tamanho de São Paulo, são mesmo proporcionalmente muito maiores. Talvez cobraríamos mais eficientemente das autoridades ou não reelegeríamos os políticos que não fizeram nada para melhorar a qualidade de vida de todos, os ricos e pobres que dividem o mesmo teto cinza.

Povo que vive na Terra Cinza, paulistanos, paulistas e forasteiros: não nos acostumemos mais!

Por Cristina Moreno de Castro (kikacastro)

Mineira de Beagá, jornalista (passagem por Folha de S.Paulo, g1 e TV Globo, UOL, O Tempo etc), blogueira há 20 anos, amante dos livros, poeta, cinéfila, blueseira, atleticana, politizada, otimista, aprendendo desde 2015 a ser a melhor mãe do mundo para o Luiz. Antirracista e antifascista.

15 comentários

  1. Cara Cristina, sei exatamente o que você está sentindo. Nossa capacidade de adaptação é muito grande, caso contrário não sobreviveríamos. Da mesma forma que nos habituamos ao feio, também nos acostumamos com o belo, a ponto de não mais notá-lo. Nós que moramos ao sopé da Serra da Mantiqueira, de quando em vez é necessário que outrem nos alertem para a beleza da serra, que uni (não divide), São Pualo a Minas Gerais…Acho que é assim que sobrevivemos.
    Abraços, menina.

    Curtir

      1. Pois é. Eu tento reparar, reduzir um pouco a velocidade só pra dar uma olhadinha no mar…e vem um Zé Mané qualquer buzinando e “jogando farol” sedento por velocidade, correria.

        E olha que fico na faixa direita…

        Curtir

  2. Interessante sua análise sobre a vivência em São Paulo. Estive em São Paulo na última semana e passeei pelo centro, conheci o Mosteiro São Bento e a tão lotada e conhecida 25 de março. Até comentei com minha prima: “Nossa, como São paulo chega a ser sem cor e, até mesmo, feio com tantas pichações’. Mas não há como negar obras antigas com arquiteturas fascinantes. Na segunda, pela primeira vez, vi a Avenida Paulista lotada e com tantos mendigos. Chega a impressionar! Meu namorado, que mora em SP há cinco anos, disse que se acostumou com isso. Como você disse: “Não nos acostumemos mais!”. Estou te seguindo no Twitter. Meu perfil é @camillamm. Bjo

    Curtir

  3. Oi Kika! Bacana demais suas impressões sobre São Paulo.

    Trabalho há 4 anos em São Paulo, no entanto, vou e volto todos os dias, pois moro há 1000 km daí. Também me acostumei com o que vejo pelo Centro, o metrô lotado, os mesmos mendigos que vi há 4 anos, ainda estão lá nos mesmos arredores, o horizonte cinzento quando não chove, o trânsito pesado às 18h na volta pra casa.

    Visito seu site todos os dias.

    Bjs.

    Curtir

    1. Obrigada por me visitar todos os dias, fico muito feliz quando vejo uma mensagem assim! 🙂 Me anima a continuar com o blog…
      É triste que a gente se acostume às coisas ruins com tanta facilidade, né?
      bjos, volte sempre!

      Curtir

  4. É horrível olhar pra essa cidade e achar tudo normal, as pessoas viraram lixo humano e ninguém faz algo para mudar isso!

    Curtir

Deixar um comentário